FANDOM


Apolo é filho de Leto e Zeus, gêmeo de Ártemis, deus da profecia, das artes, da música, dos esportes além da caça e do arco e flecha.

Fez de Delos o "umbigo" do mundo após esta haver acolhido sua maena hora do parto quando Hera havia proibido qualquer lugar na terra de faze-lo. Apesar desse primeiro sucesso de Leto, a esposa de Zeus nao desistiu e mandou a terrível serpente Píton perseguir os filhos e a mãe. Eles conseguiram fugir e os gêmeos cresceram em segurança até Apolo tomar coragem e ir atrás do monstro que era protetor do oráculo de Gaia em Delfos na época. Com suas flechas ele a exterminou e assim recebeu o dom da profecia e virou o protetor do oráculo de Delfos.

Outro mito famoso é de Faetone e a carruagem solar. Faetone querendo saber se era realmente filho de Febo (forma romana de Apolo) fez ele prometer que lhe garantiria qualquer pedido e, isso sendo feito, quis conduzir a carruagem solar. O deus tentou convence-lo do contrário, porém sem sucesso desistiu e deu a chanca ao seu amado filho. Este logo que pegou a rédeas perdeu o controle em pleno ar e começou a andar aleatoriamente pelo céu, sem controle do destino. Os deuses, vendo isso se reuniram e decidiram eliminá-lo a fim de impedir o filho de Apolo de causar ainda mais problemas como colocar toda a terra em chamas. Zeus jogando um raio o derrubou do céu. Em sua homenagem as náiades erigiram uma pedra em seu túmulo: "Aqui jaz Faetone, que o paterno/Carro ousou dirigir, em vao. Contudo/Honrou-o a nobre audácia de tentá-lo"

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória